Programa Cubatão Sinfonia apresenta Festival ‘Música na Serra’

MAIO---CARTAZ_MAES-SINFONIA_aprovado-(2)
Programa Cubatão Sinfonia faz homenagem às mães com música
05/09/2017
capacitação-(9)
Programa Cubatão Sinfonia destaca importância de uma equipe capacitada
07/17/2017
JULHO---CARTAZ_MUSICA-NA-SERRA-(2)

O Programa Cubatão Sinfonia abre as portas para mais uma edição do Festival “Música na Serra”. Com apresentações artísticas, audições e workshops, a programação vai de 4 a 7 de julho. As atividades acontecem na sede do Programa, que fica na Av. Principal, 1016, na Cota 200, e é aberta à comunidade.

O Festival começa na próxima terça-feira (4), com apresentação do Coral Raízes da Serra, às 15h. Com regência da maestrina Sandra Diogo Moço, o Coral que é formado pelo pessoal da Terceira Idade de Cubatão, apresentará um repertório recheado de Música Popular Brasileira e cancioneiro do canto coral.

No dia 5 de julho, às 15h, é a vez dos alunos do Programa Cubatão Sinfonia mostrarem o que aprenderam  nesse primeiro semestre e, ao mesmo tempo, terão o primeiro contato com a plateia. Depois, às 16h, é a vez do show de Lucas Souza & Banda, com muita MPB.

Na quinta-feira (6), o destaque fica por conta de um workshop de Break Dance. A dança das ruas vai invadir o Programa, comandada pelo professor Xand Sabino. Às 15h, a premiadíssima Cia de Dança de Cubatão levará um pouco do que apresentou na viagem a Nova York para os jovens do Programa. Com direção artística de Vanessa Toledo e coreografias de Zeca Rodrigues, a ideia é aproxima a arte da dança profissional dos meninos e meninas que fazem parte do projeto sociocultural.

E no encerramento do Festival, a Orquestra do Cubatão Sinfonia se apresenta na sexta-feira (7), às 15h, com regência do maestro André Farias. O programa de concerto contém obras clássicas e populares. A ideia do Festival Música na Serra é oferecer atividades artísticas de qualidade aos alunos do Cubatão Sinfonia e a toda a comunidade, por meio de ações que aproximem os alunos dos artistas.

 

O Programa Cubatão Sinfonia é realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão e conta com patrocínio da Copebras – empresa da CMOC International Brasil que possui operação de fosfato, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Tem, ainda, o apoio da Prefeitura de Cubatão e do Ministério da Cultura.

 

Mais sobre o Programa – Criado para atender jovens de áreas de vulnerabilidade social como as Cotas e outros locais próximos, o Cubatão Sinfonia ensina a prática de instrumentos musicais, canto coral e expressão corporal desde 2007. Em todo o esse tempo, acolheu mais de 2000 crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio.

Hoje são quase 200 estudantes cadastrados que, além das aulas, compõem os grupos de câmara e Fanfarra da Escola Maria Helena. Desde 2012, possui o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente. O Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o país.

E desde o ano passado, o programa abriu os braços para outro projeto: a Orquestra Cubatão Sinfonia, onde são atendidos 40 jovens com até 21 anos de idade, jovens músicos divididos em naipes de cordas, sopros (madeiras e metais) e percussão. O objetivo é viabilizar e incentivar a continuidade do estudo da música instrumental, desmitificando as diversas áreas musicais e formalizando a união de todos os alunos que frequentam regularmente as aulas teóricas.

A formação conta com 20% dos alunos vindos do Programa Cubatão Sinfonia – que participam com o intuito de que suas habilidades sejam desenvolvidas na coletividade; 70% das vagas são destinadas aos demais músicos-alunos pré-avaliados de outras instituições musicais, ONGs, projetos culturais, escolas de música, conservatórios e estudantes de música de forma privada; e as demais, 10%, são de alunos-músicos suplentes, que atuam como estagiários.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *