Orquestra Cubatão Sinfonia está com inscrições abertas

Orquestra Cubatão Sinfonia tem lançamento oficial no dia 10
abril 10, 2017

Podem participar jovens com 12 anos ou mais que já tenham conhecimento musical. Inscrições vão até dia 10 de março.

Um programa criado para atender crianças e adolescentes por meio da música, que alçou vôos e se transformou em uma Orquestra! O Cubatão Sinfonia continua atendendo a meninada no bairro da Cota 200, em Cubatão, ensinando na teoria e na prática como tocar instrumentos musicais mas, em paralelo, mantém a Orquestra do Projeto. Com segundo ano de atuação, vai atender jovens músicos a partir de 12 anos de idade.

Para os interessados, a dica é que as inscrições já estão abertas e prosseguem até o próximo dia 10/3. Para participar, os jovens músicos precisam comprovar habilidade e competências desenvolvidas no estudo da música e devem se cadastrar pelo formulário da internet no endereço: https://goo.gl/forms/9uK8PFpPi26JuYHl2 .

A Orquestra é composta por 40 integrantes, divididos em naipes de cordas, sopros (madeiras e metais) e percussão. Na formação, 20% dos alunos são do Programa Cubatão Sinfonia, que participam com o intuito de que suas habilidades sejam desenvolvidas na coletividade. Outras 70% das vagas são destinadas aos demais músicos-alunos pré-avaliados de outras instituições musicais, ONGs, projetos culturais, escolas de música, conservatórios e estudo de música de forma privada. As demais 10% das vagas serão destinadas a alunos-músicos suplentes que serão estagiários.

O objetivo é viabilizar e incentivar a continuidade do estudo da música instrumental, desmistificando as diversas áreas musicais e formalizando a união de todos os alunos que frequentam regularmente as aulas teóricas. Podem participar moradores de Cubatão e de outras cidades da Região, especialmente aqueles inseridos em áreas de vulnerabilidade social. A ideia é proporcionar troca de conhecimentos, capacitando e aumentando suas perspectivas para o futuro, criando estímulos éticos e profissionais.

A Orquestra Cubatão Sinfonia acontece por meio da Lei Estadual de Incentivo ProAC-ICMS e é realizada pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão. Desta vez, conta com patrocínio da USIMINAS e Unipar-Carbocloro, tendo ainda apoio institucional do Instituto Cultural Usiminas, da Prefeitura Municipal de Cubatão e do Governo do Estado de São Paulo.
Orquestra Cubatão Sinfonia – É o projeto caçula de toda essa empreitada. Criado em 2016, surgiu como uma oportunidade para reunir jovens já iniciados na música erudita. Formado por 40 componentes com idade a partir dos 12 anos. Realiza apresentações pontuais em teatros, centros de convenções, áreas de grande circulação de pessoas, salões.

Programa Cubatão Sinfonia – Surgiu em 2007 e atende – por meio da música – crianças e adolescentes das Cotas e outros núcleos próximos, todos de vulnerabilidade social. Tem sua sede própria, situada no coração da Av. Principal, 1016, na Cota 200. São aulas de música, expressão corporal e fanfarra, incorporada à escola estadual Maria Helena, daquele núcleo. O Programa é realizado por meio de patrocínio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e já recebeu o selo Itaú-Unicef como uma das iniciativas bem sucedidas no campo da Educação e Cultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *