Orquestra Cubatão Sinfonia abre nova temporada no Bloco Cultural

Orquestra Cubatão Sinfonia tem lançamento oficial no dia 10
abril 10, 2017

Como um jardim semeado de novos talentos, o projeto Cubatão Sinfonia é importante para sensibilizar as novas gerações à música e à cidadania. Esta foi a metáfora relatada por Eva Ramos, mãe de dois participantes da iniciativa que lançou neste dia 10 a nova temporada da Orquestra Cubatão Sinfonia, no Bloco Cultural do Paço Municipal de Cubatão. O grupo de 40 jovens do município e de Guarujá, Santos, São Vicente e Praia Grande realizou uma sessão gratuita para um público de 180 pessoas, entre autoridades, alunos da própria entidade e estudantes da ETEC de Cubatão.

As trilhas de ‘Shrek’ e ‘A Bela e a Fera’ foram algumas das composições apresentadas pela orquestra, regida pelo maestro André Farias e pelo regente convidado Rômulo Moreira. “A orquestra é a evolução do trabalho que desenvolvemos, de formação musical na Cota 200, há dez anos, pela Associação de Amigos da Banda Sinfônica de Cubatão”, evidenciou o coordenador do programa, Eder Crispim. Além do grupo musical, 120 crianças e adolescentes aprendem diversos instrumentos musicais na sede da instituição.

Atualmente, a Orquestra Cubatão Sinfonia é uma iniciativa da associação realizada com o Governo de Estado de São Paulo via Programa de Ação Cultural (ProAC-ICMS) sob o patrocínio da Usiminas e Unipar Carbocloro, com apoio do Instituto Cultural Usiminas e da Prefeitura Municipal através da Secretaria da Cultura.

“Acompanharmos essas crianças e adolescentes já pulsando arte comove a todos nós, presentes nesta sessão. Trata-se de um trabalho importante e que nos felicita com esses bons resultados colhidos pela associação”, declarou o secretário de Cultura, Raul Christiano. Também esteve no palco a assessora de comunicação corporativa da Unipar Carbocloro, Sylvia Tabarin Vieira: “Agradecemos a possibilidade de patrocinarmos um projeto de tão rico conteúdo, de tamanha magnitude, e que – além da questão musical – também forma cidadãos melhores”.

“É um presente para toda a comunidade poder assistir ao amadurecimento das atividades da equipe do Cubatão Sinfonia”, ressaltou o coordenador de projetos do Instituto Cultural Usiminas, Pedro Andrade Oliveira Melo.

Representando a Usiminas, ele endossou a trajetória crescente da iniciativa. “Ao encontrar parceiros sérios e comprometidos como a Associação de Músicos, temos certeza que estamos no caminho certo para construir hoje o futuro que queremos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *