Projeto

Quem Somos

A Orquestra Cubatão Sinfonia é fruto do Programa Cubatão Sinfonia. Criada em 2016, surgiu como uma oportunidade para reunir jovens já iniciados na música erudita. Formado por 40 componentes com idade a partir dos 12 anos, está na 2ª temporada. É composta pelos naipes de cordas, sopros (madeiras e metais) e percussão. Na formação, 20% dos alunos são do Programa Cubatão e 80% são dos demais músicos-alunos pré-avaliados de outras instituições musicais. Outros 10% são destinados a alunos-músicos suplentes.

A Orquestra Cubatão Sinfonia acontece por meio da Lei Estadual de Incentivo ProAC-ICMS e é realizada pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão. Desta vez, conta com patrocínio da USIMINAS e UNIPAR-CARBOCLORO e tem,ainda, apoio institucional do INSTITUTO CULTURAL USIMINAS, Prefeitura Municipal de Cubatão e Governo do Estado de São Paulo.

Objetivo

O objetivo é viabilizar e incentivar a continuidade do estudo da música instrumental, desmitificando diversas áreas musicais e formalizando a união de todos os alunos que frequentam regularmente as aulas teóricas. A ideia é proporcionar troca de conhecimentos, capacitando e aumentando suas perspectivas para o futuro, criando estímulos éticos e profissionais. A Orquestra tem também por objetivo suprir o déficit de iniciativas culturais nos territórios de baixa renda, com a inclusão sociocultural, auxiliando no desenvolvimento dos jovens no contraturno escolar. Em seu segundo ano de atividade, nota-se que por meio da Orquestra é possível desenvolver nesses jovens músicos as técnicas de leitura, prática instrumental coletiva, formação de grupos para desenvolvimento do repertório de música de câmara, realização de apresentações didáticas em escolas.